top of page

DMT na terceira idade

Foto do escritor: Isabel RibeiroIsabel Ribeiro

Atualizado: 28 de ago. de 2020

Dançar, no contexto da dança/movimento terapia, não significa realizar movimentos impressionantes, acertar os passos ou aprender uma forma correta de se mover. Significa compartilhar uma experiência de humanidade e de conexão, que se expressa em movimentos tão singelos como um toque de dedo do pé, um olhar, um movimento do ombro ou uma pequena mudança no sentir.


A DMT aborda não apenas o corpo fisico, mas o corpo emocional e social, sendo uma forma poderosa e eficaz de ajudar os idosos a ter acesso a um senso vital de identidade. Alguns dos maiores desafios que os idosos enfrentam são o isolamento, a inércia física e a perda de independência. Embora seja importante respeitar a desaceleração natural e o declínio físico que ocorre com o envelhecimento, também é benéfico, às vezes, interromper respeitosamente essa inércia com atividades que promovam um envolvimento significativo.


Um princípio central da DMT é "encontrar os clientes onde eles estão". Isso significa usar o movimento gerado a partir de cada cliente como um ponto de partida e, potencialmente, construir a partir disso para aumentar a amplitude de movimento e expressão. Isso promove a segurança, já que o movimento vem das próprias habilidades e possibilidades do cliente.


O prazer é uma necessidade básica muitas vezes esquecida e negligenciada entre os idosos. Incluir a música e a dança, essencialmente, constitui o que o neurocientista John Krakauer chama de "jogo duplo do prazer". Tanto a música quanto o movimento estimulam os centros de recompensa do cérebro, com alguma sobreposição. Juntos, eles aumentam o número de centros de prazer ativados. Krakauer também atribui o prazer de dançar aos processos neurais de espelhamento, sintonização e experiência social compartilhada. (Krakauer, Scientific American, 2008).



Tradução e adaptação: Isabel Ribeiro

dmtbrasil © 2020

Sugestões de leituras


Baars, M. (1996). Making the present come alive. In J. Pearson (Ed.), Discovering the self through drama and movement (pp. 244-250). London: Jessica Kingsley.


Berrol, C., Ooi, W. L., & Katz, S. (1997). Dance/movement therapy with older adults who have sustained neurological insult: A demonstration project. American Journal of Dance Therapy, 19(2), 135-160.


Bräuninger, I. (2014). Dance movement therapy with the elderly: An international Internet-based survey undertaken with practitioners. Body, Movement And Dance In Psychotherapy, 9(3), 138-153. doi: 10.1080/17432979.2014.914977


Caplow-Lindner, E. (1982). Dance as a therapeutic intervention for the elderly. Educational Gerontology, 8, 167-174.


Coaten, R. (2001). Exploring reminiscence through dance and movement. Journal of Dementia Care, Sept-October.


Coaten, R., & Newman-Bluestein, D. (2013). Embodiment and dementia—Dance Movement psychotherapists respond. Dementia: The International Journal Of Social Research And Practice, 12(6), 677-681.


Crane-Okada, R., Kiger, H., Sugerman, F., Uman, G. C., Shapiro, S. L., WymanMcGinty, W., & Anderson, N. R. (2012). Mindful movement program for older breast cancer survivors: A pilot study. Cancer Nursing, 35(4), E1-E13. doi:10.1097/NCC.0b013e3182280f73


Cross, K., Flores, R., Butterfield, J., Blackman, M., & Lee, S. (2012). The effect of passive listening versus active observation of music and dance performances on memory recognition and mild to moderate depression in cognitively impaired older adults. Psychological Reports, 111(2), 413-423. doi:10.2466/10.02.13.PR0.111.5.413-423


DiGiammarino, M., Hanlon, H., Kassing, G., & Libman, K. (1992). Arts and aging: An annotated bibliography of selected resource materials in art, dance, drama and music. Activities, Adaptation & Aging, 17(2), 39-50.


Fersch, I. E. (1980). Dance/movement therapy: A holistic approach to working with the elderly. American Journal of Dance Therapy, 3(2), 33-43.


Fersch, I. E. (1981). Dance/movement therapy: A holistic approach to working with the elderly. Activities, Adaptation and Aging, 2(1), 21-30.


Garnet, E. D. (1974). A movement therapy for older people. In Dance Therapy: Focus on Dance VII (pp. 59-61). Washington D.C.: American Association for Health, Physical Education and Recreation Publication.


Gayvoronskaya, E., & Shapovalov, D. (2010). Integrative dance/movement psychotherapy and the aging process. Body, Movement And Dance In Psychotherapy, 5(2), 185-196. doi:10.1080/17432970902917901


Goldberg, W. G., & Fitspatrick, J. J. (1980). Movement therapy with the aged. Nursing Research, 29(6), 339-346.


Guzmán-García, A., Johannsen, L., & Wing, A. M. (2011). Dance exercise for older adults: A pilot study investigating standing balance following a single lesson of danzón. American Journal Of Dance Therapy, 33(2), 148-156. doi:10.1007/s10465-011-9114-6


Guzmán‐ García, A., Hughes, J. C., James, I. A., & Rochester, L. (2013). Dancing as a psychosocial intervention in care homes: A systematic review of the literature. International Journal Of Geriatric Psychiatry, 28(9), 914-924. doi:10.1002/gps.3913


Hackney, M. E., Hall, C. D., Echt, K. V., & Wolf, S. L. (2013). Dancing for balance: Feasibility and efficacy in oldest-old adults with visual impairment. Nursing Research, 62(2), 138-143. doi:10.1097/NNR.0b013e318283f68e


Hamill, M., Smith, L., & Röhricht, F. (2012). ‘Dancing down memory lane’: Circle dancing as a psychotherapeutic intervention in dementia—A pilot study. Dementia: The International Journal Of Social Research And Practice, 11(6), 709-724. doi:10.1177/1471301211420509


Helm, J., & Gill, K. (1974). An essential resource of aging. Dance Research Journal of Committee on Research in Dance, 7(1), 1-7.


Hill, H. (1992). Journey without a map: Dance therapy with dementia patients. In W.R. Lett (Ed.), How the arts make a difference in therapy (pp.89-105). Melbourne, Vic, Australia: Australian Dance Council (Victoria).


Hill, H. (1992). Dance therapy with psychogeriatric patients: Experience of a local practitioner. In R. Rawson & E. Loughlin (Eds.), Dance Therapy Collections 1. Melbourne: Australian Dance Council (Victoria).


Hill, H. (1999). Dance therapy and communication in dementia. Signpost to older people and mental health matters. Wales: National Health Service Trust.


Hill, H. (1999). Out of the cupboard . . . to the brightness. In J. Guthrie, E. Loughlin, & D. Albiston (Eds.), Dance Therapy Collections 2 (pp. 14-18). Melbourne: Dance Therapy Association of Australia.


Hill, H. (2003). A space to be myself. Signpost to older people and mental health matters, 7 (3), 37-39.


Hill, H. (2003) Section on dance therapy in chapter on Creative Care. In R. Hudson (Ed), Dementia nursing: A guide to practice. Melbourne, Australia: Ausmed Publications.


Hill, H. (2006). A dance therapy perspective. In M. Marshall and K. Allan (Eds.), Dementia: Walking not wandering: Fresh approaches to understanding and practice. London: Hawker Publications.


Hill, H. (2006) Dance therapy as person-centred care. In S.C. Koch and I. Braeuninger (Eds.), Advances in dance/movement therapy: Theoretical perspectives and empirical findings. Berlin Logos


Fonte da bibliografia: ADTA - American Dance Therapy Association


1 Comment


caio ayres farage
caio ayres farage
Jul 14, 2020

que lesgal

Like

Envie-nos uma mensagem
e entraremos em contato em breve.

Obrigada!

DMTBRASIL © 2020 RIBEIRO
Todos os direitos reservados
  • 01 azul-petroleo_whatsapp
  • 01 azul-petroleo_youtube
  • 01 azul-petroleo_facebook
  • 01 azul-petroleo_instagram
bottom of page